Com a constante evolução das IHMs, a transição para plataformas mais avançadas, como o WinCC Unified da Siemens, tornou-se uma necessidade para muitos profissionais de automação. No entanto, essa mudança traz consigo desafios, especialmente quando se trata da gestão de usuários, uma parte crucial para garantir a segurança e eficiência dos sistemas.
Neste tutorial, exploraremos em detalhes o novo sistema de gestão de usuários no WinCC Unified, com foco na série MTP. Daremos passos práticos e claros para configurar e gerenciar usuários, garantindo uma transição suave e eficaz para aqueles familiarizados com o desenvolvimento de IHMs nas outras versões do software.
Se você está enfrentando dificuldades na adaptação ao Unified ou simplesmente deseja entender melhor como administrar usuários nessa plataforma, este guia é para você. Vamos mergulhar nos detalhes e garantir que você esteja equipado com o conhecimento necessário para enfrentar qualquer desafio que possa surgir durante essa transição.
Seguindo os passos que descrevo abaixo, você será capaz de criar e excluir usuários bem como definir as permissões de cada grupo. Para começar, adicionando uma IHM da série MTP no projeto você vai ver algo parecido com isto na árvore:

São duas principais configurações que devem ser verificadas para este recurso. A primeira esta no “Runtime Settings”, em “User Administration” defina para “Local user management”:

Isto faz com que a gestão dos usuários seja feita de forma local. Também é possivel configurar a gestão de usuários através de uma estação central (Servidor UMC), mas não vamos contemplar esta modalidade neste tutorial.
Passando para a janela “Security settings” -> “Users and roles”, você pode criar um novo usuário e usar os “roles” pré-existentes, mas também é possivel criar novos para permissões personalizadas.

Selecione a aba “Users” e associe as permissões criadas aos usuários, conforme abaixo. Você também pode adicionar mais usuários simplesmente clicando na última linha da tabela, onde está escrito “<Add new user>”.

Seguir os passos acima ja garante que você tenha o sistema de administração de usuários configurado, porém uma coisa que me fez gastar algum tempo tentando entender o que estava acontecendo é a opção “Keep current user administration data in runtime”, dentro do menu “Runtime values”. Esta caixa vem selecionada por padrão na tela de download e o que ela faz é manter as informações configuradas dos usuários somente no Runtime do projeto, e não no sistema operacional.

Se você precisa que os usuários sejam acessíveis fora do ambiente de Runtime do projeto, certifique-se de não selecionar a caixa antes de fazer o download.
Espero ter ajudado com o curto tutorial, pretendo trazer mais tutoriais voltados ao modelo Siemens MTP nas próximas semanas.